Para aprender com os peixinhos

procurando-dory

Amo assistir animações tanto pelo fato da diversão, como pelo fato de cada uma delas nos proporcionar inúmeras lições. Com Procurando Nemo e Procurando Dory não foi nada diferente.

Sou grande fã do longa metragem desde a estreia de Nemo nas telonas, então foi totalmente compreensível eu estar lá em frente as telas morrendo de amores pela volta de todos os meus queridos personagens quando a protagonista do filme se torna Dory. Posso falar com grande certeza depois de milhões de vezes vendo os meus peixinhos preferidos que eles tem muito a nos ensinar.

Entre varias lições que eles me ensinaram gostaria de destacar algumas, como:

Nunca desistir quando se tem um objetivo: Desde o primeiro longa, Marlin nos ensina que somente a persistência nos leva aonde queremos. O peixinho passa por vários obstáculos, muitos que com toda certeza levaria qualquer um a desistir, mas se não tivesse superado seus medos e seguido em frente, levando todo aprendizado que recebeu ao longo de sua jornada, nunca teria encontrado seu filhote. No segundo longa a lição continua totalmente presente. Dory faz de tudo para encontrar sua família e enfrentar todas as suas dificuldades, fazendo novos amigos, reencontrando amigos e fazendo várias novas histórias.

Dar valor a quem importa: Aprendemos com os peixinhos que nada é mais importante do que as pessoas que amamos e os laços que criamos. Mesmo quando alguém que amamos se opõe a nós, não vale a pena criarmos confusão e discórdia, porque sempre que for preciso, certo ou errado, é nossa família e amigos que vão estar no nosso lado.

A cada dificuldade uma superação: Mesmo com suas deficiências, restrições ou até mesmo o medo, a cada cena os personagens mostram que podem superar e realizar seus desejos. Nemo nos mostra isso em vários momentos, provando ao pai que sua nadadeira pequena não é capaz de impedi-lo de nadar a mar aberto, ou quando está no aquário e prova aos outros peixes que ele pode sim ajuda-los a por o plano de fuga em prática. Dory nos mostra desde o primeiro filme que mesmo com sua perca de memória ressente ela pode ajudar na jornada atrás de Nemo com seu conhecimento e suas habilidades, o que fica ainda mais nítido na segunda animação onde é protagonista e prova a todos que é capaz de se virar muito bem sozinha, estando só pelo oceano todos anos antes de Marlin e Nemo e em uma jornada atrás de seus pais e de volta ao seu lar de infância, com os conhecimentos que tem, sua forma de fazer amigos e a os laços que ela criou antes de se juntar aos peixinhos palhaço. Marlin supera seus medos e cruza o oceano na busca de seu filho depois que ele é sequestrado por um nadador de Sidney, fazendo vários amigos e novas experiências. Na segunda animação faz o mesmo na busca de Dory junto a Nemo. Isso sem contar nos outros personagens que aparecem nas duas animações. Os tubarões que não comem peixes, porque “peixes são amigos, não comida”, superando seus extintos. Os peixes do aquário que não desistem do plano de fuga e de ajudar Nemo a voltar para seu pai. As baleia que estão sempre ajudando os outros e mostrando a si mesmas do que são capazes e tantos outros personagens marcantes que nos trazem as mais profundas mensagens de superação, amor ao próximo e muitos valores.

Citei acima só algumas das lições que essa animação pode nos passar. Espero que cada uma delas sirva para motivar você a seguir o seu mais profundo sonho e a dar valor a cada detalhe de sua vida. As barreiras estão aí para tentar fazer com que você desista, mas se não deu certo, tente novamente, pois “quando a vida te decepciona, qual é a solução? Continue a nadar!”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s