Só se for recíproco

casal

Qual o significado de recíproco? Se procurarmos em dicionários veremos que recíproco é algo que esta presente em uma relação entre ambas as partes, quando existindo de um lado, existe de igual maneira do outro.

Quero expressar neste texto sobre os sentimentos bons que são recíprocos. Sobre o que deve haver entre ambas as partes para que a relação seja saudável e verdadeira. Nunca aceitei bem o fato de que devo tratar determinada pessoa somente pelo título que ela possui. Por exemplo, quando alguém pede respeito, a pessoa tem de estar disposta a doar o mesmo. Não que eu saia por aí sendo sem educação com pessoas que não fazem isso, só que vejo muitos casos de pais, professores, chefes ou de pessoas com “maior cargo” que acham que tem o direito de serem respeitadas só pelo posto que elas ocupam, mesmo gritando, ofendendo, expondo e xingando. Por que? Só por que são “maiores”? Se querem respeito essas pessoas tem de serem exemplos!

Com o amor é a mesma coisa. Quantas e quantas pessoas existem por aí que doam tudo de si enquanto recebem o mínimo? Para ser recíproco não é certo que você seja inferior ao outro. Como citei acima existem pessoas que tem mania de grandeza e acham que estão acima dos outros e que merecem ser tratados com amor, carinho e respeito sem nem sequer estarem dispostos a doar com a mesma intensidade aquilo que tanto querem. Já passei por isso e tenho certeza de que muitos que estão lendo também, tudo isso porque ao meu lado vivia uma sombra chamada insegurança. Sabe quando você tem medo de que isso seja o máximo que você pode receber de outro alguém? Pois é minha gente, só que não! O mundo é grande demais e o tempo que temos aqui é muito curto para sermos infelizes achando que não merecemos mais. Se você está disposto a amar e doar-se por inteiro para outra pessoa, então com certeza é merecedor do mesmo. Se pensarmos bem quando falamos do que é recíproco estamos falando de se colocar no lugar do próximo e tratar o outro como desejaria ser tratado. Não devemos aceitar menos do que estamos prontos a doar. Ninguém que está lendo isso é pombo para viver das migalhas que o próximo tem a te dar.

Dias atrás em uma  brincadeira de Facebook me pediram para citar o nome de algum amigo que não fazia mais parte da minha vida e que eu sentia falta. Demorei mais de uma semana para conseguir pensar em um nome, porque quando me mandaram essa pergunta a única coisa que eu conseguia pensar é que se a pessoa não faz mais parte da minha vida é porque em algum momento nossa amizade deixou de ser importante para algum ou de ambos os lados, somente esses dias eu pude entender que sentir falta eu sinto sim, mas que sempre fiz o meu melhor enquanto éramos próximos e se em algum momento eu falhei, ou isso não bastou, o tempo já se encarregou de nos afastar, porque quando é recíproco a amizade continua e supera qualquer bobagem. Mesmo com pouca bagagem na vida com meus dezenove aninhos, tenho amizades que duram oito anos, doze anos ou até mais, tudo isso porque sempre foi recíproco.

Não tenha medo de perder pessoas. Se você fez o seu melhor e isso não foi o suficiente a culpa não foi sua. Não aceite nunca ser tratado de qualquer maneira. Sempre que for recíproco, será eterno.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s